arisb@arisb.com.br(31) 3789-6125 | 3786-6125

ARISB-MG CRIA PROJETO PARA VISITAS AOS PRESTADORES COM FOCO NO APOIO ÀS CONSEQUÊNCIAS DO NOVO CORONAVIRUS

O Brasil e o mundo estão vivendo um momento peculiar, como há muito não se via. Desde a eclosão do novo coronavirus, em meados do fim de 2019, com consequente declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde, em março deste ano, várias medidas estão sendo adotadas para desacelerar a transmissão desse agente biológico e minimizar os inevitáveis impactos causados. Governos, órgãos públicos e empresas se adaptaram a este período de crise sanitária para proteger funcionários, fornecedores e, claro, a população.

Naturalmente, devido à redução e, em alguns casos, à paralisação da atividade comercial, o volume de recursos diminuiu drasticamente. Isso afetou sobremaneira a saúde financeira da sociedade em geral, inclusive prestadores de serviços públicos, entre eles, atividades de saneamento básico. O impacto está sendo percebido tanto no aspecto financeiro, quanto no aspecto da segurança sanitária dos servidores e da prestação dos serviços.

Paralelo a esse contexto, a ARISB-MG, ciente de seu papel junto aos titulares, prestadores e usuários dos serviços de saneamento básico nos 25 municípios onde exerce as atividades de regulação e fiscalização, está desenvolvendo o projeto ARISB com você na pandemia. A proposta dessa iniciativa é realizar visitas aos prestadores para atuar como um ponto de apoio para enfrentamento aos desafios da fase pós-pandemia e ser um hub de informações para boas práticas adotadas na prestação de serviços e apoio aos servidores.

Ao mesmo tempo, em um calendário de visitas ousado e dinâmico, os prestadores também receberão as visitas do ACERTAR, abraçado pela ARISB-MG em 2019, cuja metodologia foi definida por um pool entre órgãos e instituições, entre eles a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a ARISB-MG. O projeto visa auditar e certificar os dados preenchidos pelos prestadores de serviços de saneamento no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

O diretor-geral da ARISB-MG, Ananias Castro, classificou a iniciativa do programa ARISB com você na pandemia como importante e natural, uma vez ser também papel da Agência Reguladora o apoio irrestrito aos titulares, prestadores e usuários. “A ARISB-MG, bem como as demais agências reguladoras, dos diversos setores da economia, sobretudo do saneamento básico, ao lado dos gestores públicos, quer seja no executivo ou à frente dos prestadores, deve estar atenta às demandas da sociedade, no seu espaço de atuação, principalmente durante este tempo no qual o novo coronavirus impõe o desafio diário de enfrentamento às consequências de sua elevada transmissibilidade. Nossa proposta, também agora, é sermos parceiros e ajudar, pensando nos dias melhores vindouros”, registrou.

As primeiras visitas do projeto ARISB com você na pandemia e do ACERTAR acontecem nos dias 08 e 09 de junho, próximos, em Pirapora, e nos dias 09 e 10, na vizinha Buritizeiro, ambas no Norte de Minas.

Compartilhe

Rua Rio de Janeiro, 600, Centro, Sala 1501 - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.160-911

(31) 3789-6125 | 3786-6125

arisb@arisb.com.br

Segunda a Sexta, 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00