arisb@arisb.com.br(31) 3789-6125 | 3786-6125

CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO: PARTICIPAÇÃO DA ARISB-MG

Em três dias de muito calor e pouca chuva, entre 12 e 14 de novembro, a cidade de Itaúna, na região Oeste mineira, distante 76 Km da capital, Belo Horizonte, sediou o 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento, em torno do tema “Gestão Pública Sustentável”. As palestras reuniram técnicos, estudantes, reguladores, prefeitos, parlamentares, representantes da sociedade civil organizada, autoridades municipais, estaduais e federais, bem como profissionais do setor de saneamento básico e correlatos.

O evento foi organizado pela regional Minas Gerais da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE –, com apoio da Prefeitura Municipal de Itaúna e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

Registro fotográfico de autoridades, dirigentes de entidades e prestadores em visita ao estande da ARISB-MG

De acordo com os organizadores, o congresso é uma ferramenta de fomento às discussões acerca da importância de garantir melhorias na prestação dos serviços de saneamento básico, principalmente no âmbito municipal, com sustentabilidade, incluindo as áreas de gestão pessoal, ambiental e econômica. Ainda segundo a organização, entre 350 e 400 pessoas passaram pelo espaço onde o congresso foi realizado.

Além de palestras, a programação contemplou minicursos, apresentações de experiências bem-sucedidas e visita técnica com participação, sobretudo, de servidores e dirigentes de prestadores, lideranças de organizações não governamentais, professores, acadêmicos, entre outros.

O público presente ao 8º Congresso pôde acompanhar diálogos em torno de temas relevantes para o saneamento básico, com destaque para a proposta de revisão do marco legal do saneamento, estruturação de ecossistemas, poluentes emergentes, regulação econômica e tarifária, eficiência energética, potabilidade da água, planejamento estratégico e coleta seletiva.

Naturalmente, paralelo a todas as atividades de caráter didático e orientativo, o evento contou também com ampla estrutura de estandes. Entre os expositores, prestadores de serviços, agências reguladoras e empresas fornecedoras de tecnologias, soluções e suprimentos para o saneamento básico.

Equipe técnica da ARISB-MG durante palestra no 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento, em Itaúna-MG

Mais uma vez, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais – ARISB-MG – se fez presente como expositora, além da participação de cinco membros da equipe técnica entre os palestrantes do evento.

No dia 12, primeiro dia do Congresso, três cases foram apresentados pelos analistas de fiscalização e regulação da ARISB-MG. Lorena Martins e Guilherme Augusto Araújo apresentaram o tema “A regulação econômica e tarifária”; o case “A fiscalização dos serviços de saneamento” foi explanado por Allan Kaio Mendonça e Nikolas Almeida; por fim, a assessora de Projetos e Qualidade dos Serviços da Agência Reguladora, Cíntia Vilarinho, abordou o conteúdo “A ARISB-MG tratando dos indicadores do saneamento e seu compromisso com o Projeto Acertar”.

Para a Analista de Fiscalização e Regulação da ARISB-MG, Lorena Martins, foi uma oportunidade ímpar falar aos presentes durante a apresentação dos cases. “Falamos para um público formado por profissionais ligados ao saneamento básico, pessoas experientes na área, com muito conteúdo sobre o tema. Compartilhamos com eles o trabalho da ARISB-MG e, acredito que conseguimos passar nossa mensagem em prol da regulação e seu papel em benefício do saneamento básico”, pontuou.

Presidente da ARISB-MG e prefeito de Carmópolis de Minas, Geraldo Antônio da Silva, ao centro, recebeu dirigentes de prestadores, agências reguladoras e associações no estande da ARISB-MG

Presidente da ARISB-MG e prefeito de Carmópolis de Minas, Geraldo Antônio da Silva, ao centro, recebeu dirigentes de prestadores, agências reguladoras e associações no estande da ARISB-MG

O diretor geral da ARISB-MG, Ananias Castro, enalteceu a participação da equipe da agência reguladora entre os palestrantes e a organização do evento. “Faço minhas as palavras da colega Lorena e acrescento que o desafio é para todos nós neste momento. Repito, mais uma vez, uma frase que se tornou uma espécie de mantra: a ARISB-MG é uma criança pequena, mas é uma criança atrevida”. Somos gratos à ASSEMAE Minas e à organização deste evento pela oportunidade concedida [à ARISB-MG] para apresentar nosso trabalho aos nossos pares e interessados pelo saneamento básico. Em nome da agência reguladora, aplaudo a brilhante iniciativa e tudo que estamos vivendo aqui, nestes três dias”, registrou.

Recém-eleito presidente da regional Minas Gerais da ASSEMAE, o diretor geral do SAAE Pirapora, Esmeraldo Pereira, iniciou seus trabalhos à frente da ASSEMAE Minas com a missão de liderar a organização da edição número 8 do Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento. Para ele, o balanço da edição 2019 do evento é positivo e, mesmo com pouco tempo entre sua eleição e preparação do encontro, sua crença é de satisfação do público presente. “Cada integrante da organização não mediu esforço para nosso congresso acontecer. Em nome da ASSEMAE Minas e da ASSEMAE Nacional agradeço a todos que trabalharam, aos parceiros, apoiadores, palestrantes, expositores e ao público presente. Juntos fizemos acontecer”, completou.

Clique aqui e veja as principais fotos da participação da ARISB-MG.

Compartilhe

Rua Rio de Janeiro, 600, Centro, Sala 1501 - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.160-911

(31) 3789-6125 | 3786-6125

arisb@arisb.com.br

Segunda a Sexta, 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00