arisb@arisb.com.br(31) 3789-6125 | 3786-6125

EQUIPE DA ARISB-MG PARTICIPA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REGULAÇÃO EM RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

O EVENTO ONLINE CONTOU COM 160 PARTICIPANTES, ALÉM DE REPRESENTANTES DE PORTUGAL E COLÔMBIA

Nesta quinta-feira, 07, os analistas de fiscalização e regulação Mirene Moraes, Douglas Almeida e Júlio Rufino participaram do Seminário Internacional de Regulação em Resíduos Sólidos Urbanos, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR. O evento aconteceu de forma online e contou com a participação de várias agências reguladoras, prestadores de serviços de saneamento básico, além de servidores de tribunais de contas, em um total de 160 pessoas.

Entre os palestrantes estavam representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento – ANA –, agências reguladoras de Portugal, Colômbia e da própria ABAR. De acordo com coordenadora do Grupo de Trabalho em Resíduos Sólidos da ABAR e superintendente de Resíduos Sólidos, Gás e Energia da ADASA Élen Dânia Santos, entre os desafios a serem enfrentados está o aumento do número de municípios regulados na questão de resíduos sólidos urbanos, bem como, em termos de agências reguladoras, a estruturação para o efetivo trabalho nesta pauta, a qualificação permanente dos técnicos, além de maior participação na estruturação das concessões e fortalecer independência decisória e administrativa das agências.

Ainda em suas palavras, Élen Santos desenhou um cenário a ser alcançado com o fim dos lixões, aumento da coleta seletiva, melhoria do serviço de manejo de resíduos e satisfação do usuário.

A analista de fiscalização e regulação Mirene Moraes classificou o evento como uma excelente oportunidade para aprendizado acerca da gestão de resíduos sólidos urbanos e contato com experiências bem-sucedidas. “Estamos diante de grandes desafios a serem superados e vislumbramos um cenário no qual a questão dos resíduos sólidos seja vista com um olhar diferente; não como um problema, mas como potencializador de uma economia circular. Neste momento, precisamos efetivar a gestão de resíduos sólidos, caminhando cada vez mais para sua valorização. As agências reguladoras têm um importante papel”, salientou.

Compartilhe

Rua Rio de Janeiro, 600, Centro, Sala 1501 - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.160-911

(31) 3789-6125 | 3786-6125

arisb@arisb.com.br

Segunda a Sexta, 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00