arisb@arisb.com.br(31) 3789-6125 | 3786-6125

UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA APRENDER SOBRE O ACERTAR: REDE DE APRENDIZAGEM EM GESTÃO DE PERDAS DE ÁGUA E ENERGIA

O ProEESA 2.0 (Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água), em sua Edição on-line de 2020, iniciou a sua rede de aprendizagem com 58 prestadores de serviços de saneamento e mais de 150 participantes de 11 unidades federativas brasileiras. A iniciativa é fruto da cooperação entre a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional (SNS/MDR) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. O objetivo do programa é apoiar as agências reguladoras e os prestadores de serviços de saneamento para melhorar as condições para implantação de medidas de eficiência energética no setor.

Os municípios do ARISB-MG foram convidados pela representante da cooperação alemã e coordenadora do ProEESA 2.0, Rita Cavaleiro, para integrar a rede de aprendizagem no que tange ao ACERTAR e, assim, obter mais informações sobre como trabalhar a iniciativa em cada prestador de serviços de saneamento.

A rede de aprendizagem incide em uma série de webinars que iniciam no dia 07 de abril e ocorrerão até novembro de 2020, incluindo a realização de atividades e trabalhos relacionados. Em cada webinar são abordadas as melhores práticas de gestão de informação previstas na metodologia ACERTAR. Os aspectos relacionados com informações de água e energia correspondem a 50 melhores práticas das 101 previstas no ACERTAR.

Na rede de aprendizagem serão analisados conteúdos técnicos e compartilhadas boas práticas, em modalidade tutorada por especialistas, levando a uma apropriação e assimilação de conhecimentos de forma mais rápida e efetiva.

Os municípios regulados da ARISB-MG que demonstrarem interesse em participar da capacitação deverão enviar o formulário de inscrição preenchido (anexo disponível para download) até o dia 04/04/2020 para os e-mails: cpr-sns@mdr.gov.br, mendes@akut-umwelt.de e cintia.vilarinho@arisb.com.br. A ARISB-MG reforça que, em caso de dúvidas relacionadas à capacitação e ao preenchimento da ficha, está à disposição para auxiliar, podendo ser feito contato com a Assessora de Projetos e Qualidade dos Serviços, Cíntia Vilarinho.

A rede de aprendizagem conta com prestadores de serviços de saneamento de todas as naturezas legais (pública, privada, mista) e diferentes abrangências geográficas (municipal, regional / estadual). Mais informações e vídeos explicativos sobre as redes de aprendizagem presenciais realizadas anteriormente podem ser encontradas no link: (http://www.cidades.gov.br/saneamento/proeesa/redes-de-aprendizagem).

Compartilhe

Rua Rio de Janeiro, 600, Centro, Sala 1501 - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.160-911

(31) 3789-6125 | 3786-6125

arisb@arisb.com.br

Segunda a Sexta, 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00