arisb@arisb.com.br(31) 3789-6125 | 3786-6125

WORKSHOP DE RESÍDUOS SÓLIDOS ABORDA EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS, ASPECTOS JURÍDICOS DA REMUNERAÇÃO E REGULAÇÃO DESSE SERVIÇO

Nessas terça e quarta-feira, o auditório do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG – foi palco do Workshop de Resíduos Sólidos com o tema “Como promover a sustentabilidade”. Promovido e organizado pela ARISB-MG e pela Assemae Minas, o evento contou com a participação de diretores e servidores de serviços de saneamento básico de diversos municípios mineiros e de outros estados, servidores de órgãos governamentais, autoridades, entre outros.

As pouco mais de 14 horas de programação, ao longo de dois dias, foram abertas pelo presidente da Assemae Minas e diretor presidente do SAAE de Itabirito, Wagner Melillo, pelo presidente da ARISB-MG e prefeito de Carmópolis de Minas, Geraldo Antônio da Silva, e pelo diretor Técnico Operacional da ARISB-MG, Thimóteo Lima. Eles compuseram a mesa de abertura dos trabalhos ao lado do presidente do CRA-MG, Jehu de Aguilar, anfitrião da casa, da gerente de Resíduos Sólidos da FEAM-MG, Denise Bruschi, da chefe do Setor de Custos do DAEP de Penápolis/SP, Silvia Shinkai, e da deputada estadual, Laura Serrano, que proferiu a palestra magna do workshop.

Nos dois dias de evento, as exposições foram divididas em três sessões que abordaram experiências municipais na gestão de resíduos sólidos, aspectos jurídicos da remuneração pela prestação desse serviço e a regulação.

Na sessão 1, com foco nas experiências municipais, expuseram seu material o diretor Técnico da I&T – Informações e Técnicas, Tarcísio Pinto, o controlador interno do SAAE de Viçosa, Murilo Pizato, e a chefe do Setor de Custos do DAEP, Silvia Shinkai. Para a sessão 2, com abordagem dos aspectos jurídicos da remuneração, os palestrantes foram o diretor Administrativo e Financeiro da ARES-PCJ, Carlos Roberto de Oliveira, a analista de Controle Interno do TCE-MG, Jacqueline Loures, e a professora da Unisantos, Maria Luiza Granziera. Por fim, a sessão 3, último momento do workshop, quando foi abordada a regulação dos resíduos sólidos urbanos, dividiram a mesa de trabalhos a assessora da Diretoria Colegiada da ADASA, Vanessa Schmitt, a especialista em Regulação e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico da ARSESP, Regislany Maria Ribeiro, e, mais uma vez, o diretor da ARES-PCJ, Carlos Roberto.

Compartilhe

Rua Rio de Janeiro, 600, Centro, Sala 1501 - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.160-911

(31) 3789-6125 | 3786-6125

arisb@arisb.com.br

Segunda a Sexta, 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00