arisb@arisb.com.br(31) 3789-6125 | 3786-6125

Exemplos de ESG são apresentados durante o 50º CNA

Práticas de ESG e Inovação pautaram um dos debates realizados na manhã desta quarta-feira (11) no 50º Congresso Nacional de Saneamen to da Assemae. Durante o painel foram apresentados exemplos de melhores práticas ambientais, sociais e de governança na prestação dos serviços de saneamen to básico

“Trabalhamos para além da universalização em 2033, prevista pelo Marco Regulatório. Nossa jornada com o planeta é mui to mais desafiadora”, afirmou o membro do Comitê Nacional da Qualidade ABES – CNQA, Carlos Schauff. Em sua apresentação, Schauff explicou a importância dos ve tores de ESG para a gestão do saneamen to, que segundo ele tem um fa tor crítico que é a finitude dos recursos hídricos. “Se falarmos para o cliente gastar menos, vamos faturar menos, mas é exatamente isso que precisamos fazer. O consumo responsável deve ser incentivado se quisermos deixar um planeta melhor para as próximas gerações”.

Na Companhia Águas de Joinville o tema vem sendo amplamente discutido e pontua tópicos relevantes dos proje tos estratégicos da companhia básica de saneamen to. “O Brasil tem 100 milhões de pessoas sem esgo to e 40 milhões sem água tratada. Está na hora de começarmos a agir, inovar e fazer diferente para impulsionar o saneamen to básico no país”.

Segue também nesse caminho a Companhia de Saneamen to do Paraná (Senapar). Para o gerente de pesquisa e inovação da companhia, Gustavo Posseti, o tema já faz parte da rotina da empresa. Ele explicou que as iniciativas inovadoras da Sanepar buscam o aprimoramen to de seus processos, se antecipando a demandas futuras. “Sem inovação não existe ESG, mas também é preciso agir diferente. Nada vai acontecer enquan to não houver uma mudança de postura”, defendeu.

Tex to: Kátia Ferreira

Fo tos: Carol Negreiro

Compartilhe

Avenida Álvares Cabral, 1.777, Santo Agostinho, 3º andar - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.170-008

(31) 3789-6125 | 3786-6125

arisb@arisb.com.br

Segunda a Sexta, 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00